Evolução Histórica dos Sistemas Operacionais
- Vitor Santos
- 5 de jan. de 2016
- 6 min de leitura

A evolução dos sistemas operacionais foi uma conseqüência dos avanços ocorridos no hardware dos computadores. Temos três níveis de gerações de sistemas operacionais:
O primeiro nível integrado pelos sistemas operacionais básicos, surgidos nos anos cinqüenta, limitava-se a auxiliar os programas nas operações de entrada e saída e na tradução nos programas fonte, escritos em linguagem pouco evoluídas.
O segundo nível esteve disponível na década de 60 e a sua ajuda à programação foi mais decisiva, proporcionando tradutores simbólicos mais evoluídos, programas de serviços para transferência de informação entre periféricos e programas de controle de entrada e saída, ou seja, os famosos IOCS( Input Output Control System).
O terceiro nível de sistemas operacionais surgiu na década de 70. A contribuição destes sistemas à programação foi tão grande que foram rompidas as normas clássicas do processo informático. Os tradutores de altíssimo rendimento então incorporados têm permitido hoje em dia a utilização de linguagem de programação simbólica quase idênticas à linguagem utilizada pelo homem, reduzindo sensivelmente o tempo gasto na produção bem como o tempo de aprendizagem de novas linguagens.
Estrutura do Sistema Operacional
Pode-se criar um sistema tão grande e complexo como um sistema operacional somente dividindo-o em pequenas partes. Cada uma dessas partes deve ser uma porção bem delineada do sistema, com entradas, saídas e funções, cuidadosamente definidas. Logicamente, nem todos os sistemas têm a mesma estrutura, ou seja, não apresentam a mesma forma de ligação entre as partes. Contudo, os sistemas operacionais modernos geralmente possuem as seguintes partes:
I. Gerenciamento de processos - criar e eliminar, suspender e retomar, sincronismo e comunicação entre processos;
II. Gerenciamento da memória principal – manter o controle das partes da memória que estão sendo usadas e por quem, decidir que processos serão carregados para memória quando houver espaço disponível, alocar e desalocar espaço de memória quando necessário;
III. Gerenciamento de memória secundária – o SO é responsável pelas atividades de alocação de espaço livre.
IV. Gerenciamento de Entrada/Saída – manter os device drivers para comunicação com os deferentes dispositivos, umbuffer-caching para o sistema;
V. Gerenciamento de arquivos – criar e eliminar arquivos e diretórios, manter mapeamento dos arquivos em disco;
VI. Proteção do sistema – se um sistema é multiusuário e permite múltiplos processos concorrentes, estes processos devem ser protegidos de outras atividades;
VII. Networking – em um sistema distribuído (fracamente acoplado) cada processador tem sua própria memória e seus processadores que se comunicam através do SO. A comunicação entre eles deve considerar roteamento e estratégias de conexão;
VIII. Interpretador de comandos – um dos mais importantes programas do SO é o interpretador de comandos, que serve de interface entre o usuário e o SO. Alguns SO’s incluem este programa no próprio núcleo (kernel). Já outros sistemas, como o DOS e o UNIX, tratam o interpretador de comandos como um programa especial que é executado quando uma sessão é iniciada. Com isso, um sistema operacional fornece um ambiente para execução, melhor dizendo, fornece serviços para os programas e também para os usuários desses programas.
Sistemas operativos mais conhecidos•
UNIX: não é um sistema operativo recente apesar de só ter conhecido uma grande aceitação nos últimos 15 anos a primeira versão surgiu em 1969 (versão 7 foi a primeira versão comercial).
Características do UNIX•
Multitarefa preempetiva, multiutilizador, multiprocessamento, sistemas de segurança, ligação em rede interface gráfica com o utilizador.
Futuro do UNIX•
O problema do UNIX é que torna-se confuso para um novo utilizador porque tem grandes variantes de escolha.• Um dos grandes problemas com o UNIX é não está a existir compatibilidade entre todas as aplicações das diferentes variantes do UNIX.
MS-DOS•
Foi comercializado pela Microsoft para equipar os primeiros microprocessadores da Intel de 8 e 16 bit.• Não é um sistema operativo que suporta multitarefa, não tem interface gráfico incorporada, é mono-utilizador, não incorpora sistema de segurança, não inclui ligação em rede e não suporta multiprocessamento.
Mac OS•
Foi o primeiro sistema operativo a incluir interface gráfico com o utilizador a equipar microcomputadores pessoais e a ser comercializado em grande escala.• É o sistema operativo mais fácil de usar para utilizadores principais.• Incorpora actualmente sistemas de segurança, multiutilizador, multiprocessamento e ligação de rede.
OS/2•
Este novo sistema dispunha de recursos como multitarefa preemptiva e multithreading.• Este sistema operativo tem uma melhor gestão de memória RAM, a interface gráfico com o utilizador, sistema de segurança, ligação em rede, multiutilizador e multiprocessamento.
Windows 3.11•
Antes da versão Windows 3.11 em 1994 não eram consideradas sistemas operativos, mas sim programas que corriam sobre o MS.-DOS.
Windows 95 e 98•
O Windows 95 foi começado em 1993 e lançado em 1995 era realmente um sistema operativo e não uma aplicação.• O Windows 98 foi lançado em 1998 pela Microsoft, era uma versão melhorado do Windows 95.
Windows NT•
Finais dos anos 80 foi sendo feito um novo sistema operativo a 32 bit designado como Windows NT.• Trabalha com sistemas cliente e servidor, suporta multiprocessamento, multiutilizador e tem sistema de segurança, multitarefa preemptiva e multithreading.
Windows 2000•
No ano 2000 foi o lançamento do windows 2000.• Foi criado para apostar em servidores de rede.
Windows XP•
Foi lançado em 2001 pela Microsoft.• Uma versão para o mercado doméstico o Windows XP Home que subestituiu e acabou com os sistemas operativos Windows 95, 98 e Me.• Uma outra versão foi o Windows XP Profissional que acabou por substituir o Windows 2000 Professional.
Windows 2003 Server•
Foi lançada em 2003.• A Microsoft falou que já estava a sair uma versão a 64 bit do seu sistema operativo Windows XP.
Windows CE•
Este sistema operativo projectado para Assistentes Pessoais Digitais e é uma versão leve.
Sistema operativo GNU•
Este sistema operativo foi criado em linguagem C, e derivou do Minix, uma versão reduzida do UNIX. A primeira versão estava pronta em 1991 e foi designada por Linux 0.02.• Nessa época era um software já desenvolvido pela comunidade de software livre.• Este sistema é poderoso porque é gratuito tem código fonte aberto e é multiplataforma.
Windows Vista
Ao contrário do seu antecessor, o Windows Vista recebeu duras críticas dos consumidores que tiveram a infelicidade de utilizá-lo. O sistema apresentava uma série de problemas e funcionalidades mal implementadas, sendo que uma das principais reclamações era referente ao UAC, ou User Account Controle (Controle de Contas do Usuário).
Apesar disso, o Windows Vista trouxe um visual moderno que apostou na transparência e recursos visuais bem chamativos, como gadgets na Área de trabalho. No entanto, esses também foram recursos que desfavoreceram o SO por exigirem muito do hardware da máquina, limitando a sua atuação para computadores mais potentes.
Windows 7
Vencendo com facilidade a liderança de sistemas operacionais mais utilizados do mercado, o Windows 7 disputa o topo do ranking na preferência de usuários com o XP. Lançado em 2009, esse SO trouxe mudanças visuais pequenas em relação ao seu antecessor, mas é mais rápido, estável e fácil de utilizar.
Mais da metade da população mundial que tem acesso a um computador utiliza o Windows 7 como sistema operacional principal em sua máquina. Isso mostra como a Microsoft acertou em cheio com esta versão de seu software.
Windows 8
Lançado em 2012, o Windows 8 foi a tentativa mais radical da Microsoft de alterar o visual do seu sistema operacional. A mudança foi motivada por causa da chegada dos dispositivos que respondem ao toque, eliminando, por causa disso, o Menu Iniciar e dando lugar a uma tela totalmente nova que se baseia no uso de “tiles” (pequenos quadrados que representam um programa).
A mudança na aparência não agradou a todos, o que culminou no “fracasso” do sistema operacional. Apesar disso, o Windows 8 é ligeiramente mais rápido que seu antecessor e trouxe muitas novidades, como o suporte ao USB 3.0 e a Loja do Windows. Uma versão para dispositivos móveis e com suporte para processadores ARM, batizada de Windows RT, também foi lançada, mas não fez o sucesso que a companhia esperava.
Windows 8.1
Trazendo mudanças sutis em relação ao seu antecessor, o Windows 8.1 veio em resposta às reclamações das pessoas por causa das alterações visuais que o SO sofreu. Por causa disso, a Microsoft decidiu retroceder e trazer de voltar o botão do Menu Iniciar.
Além disso, as pessoas podiam escolher iniciar o computador diretamente a partir da Área de trabalho, o que não era possível com o Windows 8. Não houve mudanças significativas em relação à estabilidade e à velocidade do sistema.
Windows 10
Anunciado no dia 30 de setembro de 2014, o Windows 10 acabou de ter uma versão de testes liberada para o público. Ainda é muito cedo para dizer se essa variante do sistema fará sucesso, mas a Microsoft tem demostrado que está ouvindo o feedback dos consumidores.
Comments